Como É A Residência Em Clínica Médica Na Usp?

· 2 min read
Como É A Residência Em Clínica Médica Na Usp?

Dedicação aos  acesse o endereço , informações sobre a especialidade desejada e quais instituições são referência nesse campo. Assim, o residente poderá entrar no mercado de trabalho com mais segurança, sabendo que passou por capacitação prática durante  toda a especialização. Como citei antes, fazer residência não é obrigatório para exercer a medicina com o aval das autoridades de saúde do país. Ela faz parte da trajetória dos profissionais que desejam receber o título de especialista.

  • Vale lembrar que, para se tornar um clínico geral é preciso fazer a prova de residência em Clínica Médica ou a pós-graduação em medicina interna.
  • Realizar o plano diagnóstico e de tratamento para as doenças na sua área de ação, nos cenários de prática ambulatorial e hospitalar, nos diferentes níveis de atenção à saúde, com intervenções de promoção, prevenção e recuperação.
  • A graduação tem seis anos de duração e, após o registro no Conselho Regional de Medicina , a pessoa formada pode atuar como generalista.



Ela também é a especialidade que conta com o maior número de vagas de Residência Médica no Brasil. No edital do ENARE 2023, por exemplo, 332 vagas foram abertas para esses profissionais. Ele pode montar um consultório com outros especialistas ou terceirizar os seus atendimentos por clínicas privadas.

Quais São Os Pontos Fortes Da Residência Em Clínica Médica Na Usp?


O momento de escolher qual faculdade prestar, é algo que marca os estudantes e, quando falamos sobre os candidatos à medicina, essa é apenas a primeira das muitas decisões importantes que ele tem que tomar. Por exemplo, ao final do curso, ele precisa escolher entre as especialidades médicas e hospitais para prestar residência médica. Após essa etapa, o aluno pode se formar em medicina, como clínico geral, e obter seu registro de médico com o Conselho Regional de Medicina .

Residência F —


Com visão total do paciente, esse profissional oferece um atendimento de qualidade e de forma integral. Em 2014, os programas de Residência Médica foram migrados para a Universidade Federal da Fronteira Sul, ficando como campo de prática para atividades da Residência Médica e graduação. Desde o início da Residência Médica, muitos Médicos Residentes passaram pelo Hospital, formando especialistas nas diversas especialidades. Além de ampliar suas frentes de atuação, o IDOR também estendendo suas fronteiras geográficas. No Rio de Janeiro, além da sede em Botafogo, conta, hoje, com um amplo espaço dentro do Hospital Glória D’Or, dedicado à pesquisa clínica.


Residência Em Clínica Médica


A instituição atende em torno de 1,3 milhões de  pacientes, e faz isso por meio da sua rede própria e credenciada distribuída em 173 municípios do Estado de São Paulo, e conta com 80 hospitais, além de ter seu próprio hospital, o Hospital do Servidor Público Estadual . Essa instituição Paulista conta com uma alta concorrência em seus programas de residência média. Segundo os dados divulgados pela Unicamp em 2019, eram cerca de 677 médicos-residentes atendendo mais de cinco milhões de pessoas da macrorregião de Campinas.